sábado, 14 de junho de 2014

13. Uma ideia com futuro



No dia seguinte, o Vitorino estava a pensar. E isto, devo dizê-lo, não era uma coisa comum, porque o Vitorino não gostava de pensar. Mas os acontecimentos do dia anterior tinham sido muito impressionantes para ele. Nunca podia imaginar que os animais pudessem dançar capoeira. Ninguém ia acreditá-lo.
A dona Elvira entrou, muito preocupada.
- Vitorino, filho, acho que tenho de vender a quinta. O dinheiro que me deram pelo Rui não foi suficiente para pagar tudo o que devia. Os gastos da quinta são cada vez maiores. Agora tenho de comprar uma porta nova para a casa dos animais. Infelizmente, não vejo nenhuma outra solução. Tu também tens de encontrar um outro trabalho. Eu não tenho bastante dinheiro para ter empregados. Aliás, sou velha e não posso trabalhar como dantes... Sinto muito, filho.
O Vitorino ficou muito triste. A dona Elvira era uma boa patroa e tratava-o como um filho. Onde ia encontrar um outro trabalho? Talvez tivesse de ir-se embora. Talvez tivesse de deixar a sua querida aldeia. Mas naquele mesmo momento, uma luz acendeu na sua cabeça: teve uma ideia. Porque vender uma quinta com animais que dançavam capoeira?

A notícia, que na quinta da dona Elvira os animais dançavam capoeira, correu pela aldeia toda. Todos passaram por lá e todos ficaram maravilhados.
- Que espectáculo! disseram.
- O mundo inteiro deve ver estes animais maravilhosos, disse o Vitorino à dona Elvira. Todos o dizem. A senhora vai ver: todos vão querer vê-los, e todos vão pagar bilhete. A senhora nunca mais deverá vender a quinta.
E assim foi feito. A quinta da dona Elvira tornou-se muito famosa, e os seus animais tornaram-se muito famosos também. Pessoas de todo o mundo iam à quinta para ver o espectáculo, e todas saíam satisfeitas.
A dona Elvira e o Vitorino ganharam muito dinheiro. Os animais da quinta sempre tinham a melhor comida, tanta comida que bastava também para o Rodrigo e todos os seus.
E a Célia? O que aconteceu com a Célia? Pois, a Célia tornou-se uma galinha inteligente, e quando teve filhos próprios, sempre respondia às perguntas dos seus pintainhos. E, obviamente, ensinou-lhes a dançar a capoeira.



FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário