quarta-feira, 14 de maio de 2014

4. Mais um dia cheio de perguntas



No dia seguinte, como é lógico, a Célia não podia acordar.
- Acorda-te, dorminhoca, disse-lhe a Quiqui, a galinha branca.
- Acorda-te, dorminhoca, repetiram os outros pintainhos.
E desataram a rir.
A Célia petiscou um bocadinho, porque tinha fome, e depois ficou a pensar em tudo o que lhe tinha acontecido no dia anterior. As suas perguntas tinham aumentado.
- Bom dia, disse ao Rui.
- Bom dia, respondeu o Rui.
- O que é que faz um suíno? perguntou a Célia.
- Meu Deus, pensou o Rui, este pintainho não pára de perguntar. Que queres dizer com isto? perguntou.
- Que fazes todos os dias?
- Bom, durmo, como, tomo pelo menos um banho por dia, passo muito bem, aqui está fresquinho, não me queixo.
- Não fazes nada mais?
- Pois não, que eu saiba.
- Então, porque é que a senhora te dá de comer?
- Pois todos devemos comer...
- Sim, mas tu não lhe dás nada. A Mulata dá-lhe leite, a Bea, a Beti e a Berenice dão-lhe lã e leite.
- Mas porque tinha eu de dar-lhe alguma coisa? A dona Elvira é muito boa e ama os animais. Por isso é que nos dá de comer a todos.
- E porque não dá de comer aos outros animais?
- A quais animais te referes?
- Às ratas, por exemplo.
- As ratas não são bons animais. A dona Elvira dá de comer somente aos animais bons.
- E porque as ratas não são boas?
- Ó, menina, quantas perguntas! Vai embora, não sei e não quero saber! A coisa importante é que os suínos são animais bons. Do resto não entendo nada!
A Célia não ficou nada satisfeita. O Rui não sabia responder. Talvez fosse estúpido. A Célia decidiu perguntar a sua mãe.
- Mãe, disse à Socoro, os suínos são animais bons?
- Suponho que sim, disse a Socoro.
- E as vacas também?
- Sim, as bacas también.
- E as ovelhas?
- E as obelhas también, mi amor.
- E os pintainhos?
- Dios mio, quantas preguntas esta tsica! disse a Socoro. Sim, mi amor, os pintainhos también.
- E porque as ratas não são boas?
- No sé, pero, Célia, deixa las preguntas e bai brincar com os teus ermanos, bai!
Evidentemente, a Socoro ou não sabia ou não queria responder.
- Não será por terem quatro patas, acho eu, disse a Célia. Porque os suínos, as vacas e as ovelhas, todos têm quatro patas e todos são bons...
- Célia, querida, bai embora, a mamá tem mutsas cossas para fazer, oubiste?
A Célia ficou sozinha e muito mais pensativa do que estava dantes. Ninguém parecia saber nada e, pior ainda, ninguém parecia querer saber. Mas a Célia queria saber tudo.
- O que é que estás a fazer aqui, menina? perguntou-lhe a Cornélia, a galinha gorda e castanha.
- Nada, disse ela.
- Vai brincar com os outros pintainhos, porque estás aqui sozinha?
- Eu quero respostas e ninguém tem respostas para me dar.
- Que tipo de respostas?
- Normal, suponho.
- E que queres saber?
- Porque a dona Elvira dá de comer ao Rui, que não faz nada, e porque as ratas são más, e porque...
- Espera, menina, espera, disse a Cornélia. Fazes muitas perguntas, não me parece raro que ninguém te responda. As perguntas devem ser feitas uma cada vez.
- Então...
- Espera, disse! Primeiro, deves saber que vivemos na «Quinta Alegria» e a «Quinta Alegria» chama-se assim, porque todos nesta quinta somos alegres. A dona Elvira é uma senhora muito boa mesmo, que nos cuida porque nos ama. O Vitorino também é bom rapaz.
- E não amam as ratas?
- Acho que não.
- Mas, porque?
- Pois, não podemos amar todo o mundo...
- Mas...
- Ó, menina, basta com as perguntas, estou muito cansada... Outro dia falamos outra vez, está bem?
E a Cornélia foi embora e deixou a Célia sozinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário